Gente que quer falar certinho...


É muito comum vermos pessoas querendo falar certinho, impor presença, querer chamar atenção. O egocentrismo, o "eu posso", "eu sou melhor", tem tomado conta da cabeça de muitas pessoas mas, mal sabem elas que, quem está se dando mal, são elas mesmas. Ontem, dia 9 de Fevereiro de 2011, completei 18 anos de idade e recebi vários feliz aniversário mas, uma coisa me incomodou, aliás, várias coisas me incomodaram e uma delas foi a seguinte frase: "Feliz aniversário! Que você seje sempre essa pessoa maravilhosa que você é".



Poxa vida, não existe seje e sim, seja, "que você seja...". E o mais interessante que foram de pessoas que tentam falar difícil, mas acaba ficando feio, muito feio.
Conversando com o Prof° Bauru, especialista em redação e literatura, ele me disse o seguinte: "Acredite, já vi coisa pior que o SEJE. O pior é que era gente de qualidades inomináveis". Pessoal, "SEJE" é incontestável.

Falar bonitinho, nem sempre dá certo
Como citei acima, muitas pessoas falam de uma forma correta, porque sabem falar de uma forma correta, mas, existem outras pessoas que, ouvem palavras difíceis, usam elas mas nem sabem o que realmente significa aquilo que acabou de dizer. É muito comum em palestras vermos pessoas falando um português claro e gostoso de ser ouvido mas, é melhor ainda quando você percebe que a pessoa está falando convicta que, tudo aquilo que ela está dizendo está certo.
Se você ler ou ouvir alguma palavra difícil ou que nunca viu na vida, pegue um bom dicionário, aumente seu vocabulário, estude! Até para nós blogueiros, é necessário estudarmos, isso é lógico. Admiro alguns blogueiros que falam de uma forma diferente, isso chama atenção, isso atrai leitores específicos, o que é muito bom.

Não tente ser quem você não é, se você quer falar mais bonito, estude, não fale o que você não sabe. Gente querendo ser o que não é, isso não falta, tem de monte.

E se você achar um erro de português aqui no blog ou quiser dar uma sugestão, pode comentar! ;)

2 comentários:

  1. Algumas coisas também incomodam os meus "frágeis ouvidos". Isso ficou ainda mais evidente quando me mudei de Porto Alegre para Brasília.

    Os vícios gaúchos da Língua Portuguesa já me eram comuns (e até eu os cometia), mas ser deparada com "o novo" incomoda.

    Por exemplo, aqui em Brasília as pessoas falam "vinher" ao invés de "vier". Já ouvi isso de uma professora na faculdade. Dói.

    Mas sabe, eu fiz uma disciplina de Língua Materna na UnB que mudou muito a minha forma de ver essas coisas. Estudei um pouco de Sociolinguística e pra mim fez muito sentido que o que importa na comunicação, de verdade, é a mensagem que queremos passar.

    Se entendemos o que a pessoa quis nos dizer, podemos dizer que ela é um falante competente, mesmo que cometa alguns erros de acordo com a norma culta.

    No seu exemplo, eu achei lindo o que a pessoa falou de você, mesmo com o errinho de apenas uma letra. Acho que é nisso que devemos focar. E sermos mais condescendentes e solidários em relação ao resto. Tenho me esforçado para isso.

    Eu, graças a Deus, tive oportunidades de estudo e soube aproveitá-las. Mas, convenhamos, não somos a maioria, né?

    Concordo com o que você disse sobre querer falar difícil, mesmo porque geralmente o mais simples é até mais bonito.

    E sim: estudar sempre!!! Esse é o nosso destino!

    Um abraço e, claro, feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  2. @Ana Flor, concordo com você, Ana.

    Cada estado tem o seu sotaque e a forma de falar. Os gaúchos falam palavras muito difíceis, os paulistas tem suas gírias mas, nada como falar corretamente. O português é um só independente do sotaque.

    Eu fiz este post no intuito deu melhor também e querendo também que as pessoas passem a olhar para estes pequenos erros de português e corrigi-los.

    Nós sempre falamos alguma coisinha ou outra errada, porque temos o costume mas, podemos melhorar.

    Estudar sempre! ;)

    Obrigado pelo comentário Ana, volte sempre, você será sempre muito bem vinda aqui!

    Abraços!

    ResponderExcluir

Visualizações dinâmicas

Arquivo do blog

Estamos aqui também

Copyright© 2010 - 2013 - Redes e Blogger - Todos os direitos reservados.

Redes e Blogger é orgulhosamente desenvolvido com Blogger


Termos de uso | Política de Privacidade | Mapa do blog

Template by Dicas Blogger | Modified by Wilamis Rogério