Hepatite C - Interesse-se!


Esse post tem por objetivo ajudar você a entender mais sobre uma doença silenciosa, poré muito perigosa chamada Hepatite C. Além de você poder entender mais sobre a doença e como preveni-la, este post está participando do Concurso Cultural Hepatite C, Sem Medo, da Ana Barcellos, autora do blog Animando - C.Então vamos conhecer um pouco mais sobre a Hepetite C e recomendo que você leia tudo pois, é muito importante, não só porque estou concorrendo ao IPad, mas, depois de ler um pouco mais sobre a doença, me interessei e passei a pensar melhor sobre o assunto.

Sobre a Hepatite C
Doença que surgiu entre a década de 70 e 80, também conhecida como VHC - Vírus da Hepatite C, já atingiu cerca de 170 milhões de pessoas, ou seja, o Brasil tem em média 180 milhões de pessoas, já imaginou o Brasil inteiro infectado pelo vírus ? Em 2009, o maior número de óbitos, segundo o Ministério da Saúde, foi da Hepatite C, matando cerca de 9.794 pessoas. Quase 10 mil pessoas mortas, pense nisso. Continuemos.
Aproximadamente, 40% das causas são de origem desconhecida, mas, as que causas mas comuns são tranfusões de sangue. Foi assim que nossa querida Ana Barcellos foi infectada pelo vírus em 1986 devido a uma cirugia pulmonar. Milhares de cirurgias que necessitam de transfusão de sangue são feitas todos os dias no Brasil, o risco do sangue no qual será feita a tranfusão estar infectado é grande.

O que a doença faz ? Onde ela mais atinge ?
Cerca de 15% dos casos, a Hepatite é aguda e causa pele amarelada, febre, dor na barriga, diarréia e mal-estar.
Após a infecção, a doença se provifera no fígado. Veja um exemplo:


Perceba que, somente 20% dos casos curam e 80% dos casos a doença se cronifica, tornando-se progressiva ou não.
A Hepatite C pode se tornar um cancer da fígado, pelo fato de agir principalmente este órgão e pode virar também uma cirrose. A Hepatite C pode virar estas doenças devido ao longo prazo no qual a doença fica estabelecida em seu organismo.

No momento da infecção
Infelizmente, no Brasil, o número de usuários de drogas está crescendo cada vez mais, e com isso o número de mortes aumenta. A consequência da "primeira tragada", da "primeira cheirada" pode levar a doenças virais, como a Hepatite C. A cocaína e o crack são drogas que trazem dependência e também podem trazer a Hepatite.
Não somente as drogas, mas até a relação sexual - em casos raros - pode trazer a doença.
Além destes exemplos citados acima, a doença pode ser transmitida por acidentes com agulhas na hora em que está sendo feita uma tatuagem.

Prevenir-se é o melhor remédio.

Como eu se se tenho?

Faça o teste!
O SUS oferece o teste assim como vários convênios de saúde. Se você está pagando convênio médio ou se a sua empresa oferece, o que você está esperando para ir ver se você tem ou não ? O que está em risco é a sua saúde.
E você que não tem convênio, mas tem o SUS, busque saber e se informar sobre como fazer o teste porque o SUS faz!

Existem duas chances do médico verficar se você tem Hepatite C ou não. A primeira é uma simples coleta de sangue, para verificar se os anticorpos* desenvolveram algum vírus HCV.

Caso o resultado do exame seja positivo o médico fará outro exame chamado RNA ou teste de carga viral. Se ele permanecer em positivo você tem Hepatite C crônica.

Mais prevenções
Não use drogas. Não usar drogas é uma frase muito falada, mas, pouco atentada. Se você já usou drogas, usa ou vai usar, pense bem nas consequências antes de dar este passo.
Se você é dependente, fale com seu médico sobre como parar e lembra-se, nunca utilize agulhas que já passaram por outras pessoas, pois o risco de contaminação é grande.
Use camisinha nas relações sexuais.
Não utilize escova de dentes, barbeadores e tudo o que tenha contato com outras pessoas, em você.

Previna-se amigo(a), pos isto é para o seu bem.

Quero aproveitar esta campanha e dizer, DOE SANGUE, DOE MEDULA ÓSSEA, doe vida.

Doar sangue é só uma "pontadinha" e milhares de pessoas precisam.
Doar medula óssea é só mais uma "pontadinha" e salva vidas.

Pense. Seu sangue pode salvar uma vida, então, salve!

Assista a estes dois vídeos abaixo e veja exemplos de vida de pessoas que conviveram e estão convivendo com a doença até hoje.

Ellen Casagrande - Depoimento à novela Viver a Vida da Rede Globo - 2009


Ana Barcellos - Nosso exemplo!


Fontes de referência
Hepatologia Médica - Artigo criado em 2003, Atualizado em 02/10/2007.
Departamente de Assuntos Veteranos dos Estados Unidos - Hepatitis C - For patients and the public
Revista Plosone - Social Networks Shape the Transmission Dynamics of Hepatitis C Virus
Jornal O Hoje - GO - 29/07/2010

2 comentários:

  1. Obrigada por você ter juntado-se a nós nesse alerta da hepatite C.

    A desinformação impede que as pessoas tenham o diagnóstico precoce e, consequentemente, chances de cura.

    Obrigada por utiizar seu blog para dar a elas essa chance! Legal também você ter reforçado a campanha de doação de sangue e medula óssea. É tão fácil ajudar alguém, né? Espero que seus leitores tenham se sensibilizado ao menos um pouquinho.

    Obrigada mais uma vez e boa sorte no concurso!

    Abraço,
    Flor

    ResponderExcluir
  2. Olá Flor!

    Quando vi esta campanha pensei imediatamente no IPad, mas, logo em seguida, pensei nas pessoas que sofrem com esta doença, e isso me comoveu. Há um certo tempo, perdi uma amiga que tinha Leucemia, e percebi o quanto estes tipos de doenças são difíceis.

    Me interessei por aprender mais sobre a Hepatite C e ajudar as outras pessoas. Doar um pouquinho de sangue não custa nada e tanta gente precisa!

    Espero também que estes tenham se sensibilizado e entendido também!

    Eu é quem agradeço por esta campanha maravilhosa!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir

Visualizações dinâmicas

Arquivo do blog

Estamos aqui também

Copyright© 2010 - 2013 - Redes e Blogger - Todos os direitos reservados.

Redes e Blogger é orgulhosamente desenvolvido com Blogger


Termos de uso | Política de Privacidade | Mapa do blog

Template by Dicas Blogger | Modified by Wilamis Rogério