Como registrar e configurar um domínio do UOL Host no Blogger sem o www


Ter um identidade na web é fundamental na vida de um blog. Além de ficar mais fácil de decorar e mais bonito de se ver, todo blog, profissional ou não, deve sim ter um domínio registrado. No caso do Blogger, todo blog criado já vem com o domínio .blogspot.com.br mas, concorda se for .com ou .com.br seria melhor? Vamos aprender hoje a como registrar e configurar um domínio do UOL Host no Blogger.

Recentemente tivemos um problema com nosso domínio .com.br e, com isto, perdemos muitos visitantes. Mas agora, o Redes e Blogger possui o domínio .com e estamos de volta para tentarmos recuperar o que foi perdido. A indexação nos mecanismos de busca foi praticamente por água a baixo mas, aos poucos, com muita calma, paciência e dedicação, conseguiremos voltar ao que eramos antes. Contamos com a ajuda de todos vocês!

Parece que é difícil mas não é. Registrar e configurar um domínio do UOL Host no Blogger é muito simples. Neste tutorial mostrarei todos os passos com imagens, porque assim, você não se perde e concordemos que fica muito melhor ;)

Primeiro acesse o site do UOL Host, escreva o nome do seu blog e escolha se quer ".com", ".com.br" ou outro domínio. Recomendo que seja".com" ou ".com.br" porque estes são os mais comuns e são os melhores. Os outros domínios são mais específicos. Se você for um fotógrafo, por exemplo, e quer criar um blog mostrando seu trabalho, pode usar o domínio .fot.br.

Depois de conferir se o domínio está com o nome correto, clique em registrar.

Veja a imagem abaixo:



A próxima tela mostrará o seu pedido e o valor que você vai pagar por ele. Em "Seus dados cadastrais", recomendo que criem um e-mail do UOL para que o processo seja mais simples, mas, vocês podem usar um outro e-mail. O e-mail colocado neste campo, será o e-mail utilizado no serviço. Adicione o e-mail e clique em "Continuar":



Forma de pagamento: Boleto bancário
Se você optar por boleto bancário como sua forma de pagamento, seu domínio levará no máximo 3 dias úteis para ser liberado pelo UOL Host.

Cartão de Crédito
Se você optar pelo cartão de crédito, em no máximo, 2 horas (mas, é sempre menos que isso) seu domínio será liberado. O redeseblogger.com, por exemplo, demorou 15 minutos em média para ser liberado, foi muito rápido.



Se você escolher boleto bancário, imprima-o, pague-o e volte deste tópico para continuar. Se você, assim como eu, optou pela forma de pagamento cartão de crédito, lhe será apresentada a seguinte tela:



Depois do UOL entrar em contato com a administradora de seu cartão e estiver tudo ok, você será redirecionado para a página do UOL Host, já na administração. Caso você não seja redirecionado automaticamente, acesse o UOL Host novamente, faça o login com os dados que você usou no início e clique em VER MEUS DOMÍNIOS / MUDAR AUTORIDADE DNS. Se o seu domínio estiver verde igual ao meu, selecione-o e clique em "Gerenciar zona DNS (Ex. mudar www)", igual a imagem abaixo:



Agora, selecione novamente o domínio e, em "mais ações", selecione a opção, "Gerenciar DNS", conforme imagem abaixo:



Nesta parte, deve-se prestar muita atenção, mas acalme-se, não é nada que você não possa fazer. Você verá na imagem abaixo tudo o que se deve fazer, mas, mesmo assim, escreverei tudo:


Em "Tipo", escolha a opção CNAME
No campo Entrada digite www
No campo valor, digite o servidor do Google: ghs.google.com


A imagem pode ajudar:



Depois de ter colocado todos os dados, confira tudo e clique em "criar". Por enquanto tudo ok, certo?


Agora crie o apontamento. Selecione a opção "A" no campo "tipo"
No campo "Entrada" deixe em branco,
porque assim seu blog poderá ser acessado com ou sem o www.
No campo "Valor digite o IP do servidor do Google: 74.125.113.121


Confirme todas as informações. A imagem abaixo pode te ajudar:



Se você fez tudo certinho, a parte do UOL Host está concluída, agora, volte ao Blogger, faça login, clique em Configurações > Básico > +Adicionar um domínio personalizado. Você vai ver a opção "Já possui um domínio? Alternar para configurações avançadas" logo abaixo, clique nela e será lhe apresentado os seguintes campos:



Preencha o campo "Configurações avançadas" com o seu domínio, NÃO SE ESQUECENDO DE COLOCAR O WWW. Clique em salvar.

Acessando o blog com ou sem o www
Depois de clicar em salvar, atualize a página. Acesse novamente Configurações > Básico mas, onde você clicaria em "+Adicionar domínio personalizado" vai haver a opção "Editar". Veja a imagem abaixo:



Clicando em editar, você poderá selecionar a opção "Redirecionar endereço-do-seu-blog.com para www.endereço-do-seu-blog.com..

Selecione a opção e clique em "Salvar".

Seu blog pode ficar inacessível por alguns minutos por causa do DNS mas, é bem rápido.

Agora sim, seu blog tem um domínio e está mais bonito. Quando acessarem seublog.blogspot.com.br ele será redirecionado automaticamente para o domínio que você acabou de configurar. E, além disso, seu blog pode ser acessado com ou seu o www, pratico e fácil, não?

E aí, alguma dúvida, sugestão críticas ou elogios? ;)

19 comentários:

  1. Configurar o Blog e fácil..merda e este UOL host..

    ResponderExcluir
  2. olá eu fiz tudo certinho e quando fui colocar o meu domínio no blogger aparece "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12." e também "Campo de Nome, Rótulo ou Host Campo Destino, Alvo ou Aponta para
    www ghs.google.com
    33nlxj34vg3z gv-i4rf3femdqcphlbhgsvvly3gcufvbxmdc4ae4rp6nvwhrddtqlla.domainverify.googlehosted.com " o que eu faço ? eu segui todos os passos certinho, verifiquei se o domínio digitado estava certo e estava tudo ok. POr favor me respanda, o que eu faço para resolver isso ???

    ResponderExcluir
  3. Nossa essa parte de configurações avançadas demora a liberar? Pois o meu está dando uma mensagem "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12."

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, não estou conseguindo da erro 12
    Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12. como resolver isso?

    ResponderExcluir
  5. Olá! Pode me tirar um dúvida?
    Quando eu ponho em "Gerenciar zona DNS (Ex. mudar www)", aparece o domínio do meu blog para ser selecionado, porém, não consigo selecioná-lo. Aparece "Em processo de instalação", mesmo que na página inicial apareça que o domínio foi "Registrado pelo UOL HOST" e com uma bolinha verde do lado.

    O que faço?

    ResponderExcluir
  6. Nossa você não tem noção do quanto me ajudou, eu tinha pago meu domínio a MUITO tempo, mais não sabia como configurar, eu procurei em varios blogs pra me ajudar e só a sua explicação deu certo ><
    Muito Obrigada, sucesso com o seu blog

    http://www.boramaquiarcolega.com/

    ResponderExcluir
  7. ALGUÉM ME AJUDE , ESTOU COM ESSE PROBLEMA

    Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12.
    No site do registrador do seu domínio, localize suas configurações de Sistema de Nome de Domínio (DNS) e digite estes dois CNAMEs:
    Campo de Nome, Rótulo ou Host Campo Destino, Alvo ou Aponta para
    www ghs.google.com
    52udhw52fm6u gv-l3blf5sgk3ivfr.dv.googlehosted.com
    Consulte nossas instruções detalhadas sobre como fornecer CNAMEs para vários registradores ou consulte as instruções de configuração completas para obter mais detalhes. Se você está com problemas para inserir o segundo CNAME em domainverify.googlehosted.com, em vez disso, pode confirmar sua propriedade desse domínio com um registro TXT por meio das ferramentas para webmasters do Google aqui.

    ResponderExcluir
  8. Eu tenho 2 dominios, um ".com.br" e um ".com", como faço pra deixar os dois ativos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça o mesmo processo nos dois domínios. É necessário configurar o DNS dos dois. No entanto, somente um será o principal, esse será o que você cadastrará no blogger.

      !

      Excluir
  9. oi pessoal do redeseblogger.com, seu tutorial me auxiliou muito, eu acabei de comprar um domínio para meu blog e já estou seguindo as suas orientações...

    htto://www.dicavirtualonline.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. cara eu n consegui fazer deu um erro "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12" vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  11. Olá, boa noite! Por favor preciso da sua ajuda, fiz tudo certinho como está dizendo no seu tutorial e quando vou hospedar no blogspot aparece esse erro: Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12.

    Já procurei e não sei o que fazer, por favor me ajude!!!! *-*

    http://iveguedes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Mas esse IP “74.125.113.121” é o mesmo para todos?

    ResponderExcluir
  13. o meu é .com.br mas n consigo colocar no blog

    ResponderExcluir
  14. No meu deu erro, apareceu isso escrito: "Não foi possível confirmar sua autoridade para este domínio. Erro 12.
    No site do registrador do seu domínio, localize suas configurações de Sistema de Nome de Domínio (DNS) e digite estes dois CNAMEs:
    Campo de Nome, Rótulo ou Host Campo Destino, Alvo ou Aponta para
    www ghs.google.com
    q7btrxeq7gsp gv-gt3bjtoakyfnpr.dv.googlehosted.com
    Consulte nossas instruções detalhadas sobre como fornecer CNAMEs para vários registradores ou consulte as instruções de configuração completas para mais detalhes. Se você está com problemas para inserir o segundo CNAME em dv.googlehosted.com, em vez disso, pode confirmar sua propriedade desse domínio com um registro TXT por meio das ferramentas para webmasters do Google aqui.
    Se seu provedor de domínio suportar, faça o download do arquivo de configurações de DNS."

    ResponderExcluir
  15. Eu não consigo usar o meu , fica dando esta mensagem " No site do registrador do seu domínio, localize suas configurações de Sistema de Nome de Domínio (DNS) e digite estes dois CNAMEs:
    Campo de Nome, Rótulo ou Host Campo Destino, Alvo ou Aponta para
    www ghs.google.com
    fhih73ntczdq gv-qqqb6w2ewliz46.dv.googlehosted.com "

    ResponderExcluir

Visualizações dinâmicas

Arquivo do blog

Estamos aqui também

Copyright© 2010 - 2013 - Redes e Blogger - Todos os direitos reservados.

Redes e Blogger é orgulhosamente desenvolvido com Blogger


Termos de uso | Política de Privacidade | Mapa do blog

Template by Dicas Blogger | Modified by Wilamis Rogério