Projeto do Google "Idiomas em Risco" - Uma aliança pela diversidade linguística


projeto do google idiomas em risco

O Google lançou um novo projeto chamado "Idiomas em Risco" que, como o próprio nome já diz, ajuda-nos a compreender e compartilhar idiomas que estão quase extintos ou que correm riscos. Mais uma excelente forma de conhecermos um pouco mais das línguas que, talvez, se não fosse por meio deste projeto, nem saberíamos que um dia existiu.

A intenção do Google não é seguir enfrente sozinho neste projeto, que, foi supervisionado por eles mesmos, mas, passar a bola para o "First People Cultural Council" - Conselho Cultural dos Primeiros Povos e para o "The Institute for Language Information and Technology - The Linguist List" - Instituto para Informação e Tecnologia da Linguagem - Lista Linguística, na Universidade Nordeste de Michigan, gerenciar o projeto.

Veja o vídeo oficial do projeto:


Segundo estudos feitos na Universidade do Havaí, em Manoa, das mais de 7 mil línguas faladas hoje, cerca de 50% prosseguirá até 2100.

Entre muitas outras estatísticas, o foco principal do projeto é fazer com que todos compartilhem todo o conhecimento linguístico possível.

projeto google idiomas em risco

Você pode enviar vídeos sobre práticas recomendadas, o que você já aprendeu com este projeto e o que você poderia ensinar. Nem todos os vídeos e documentos serão publicados, pois, apesar de serem todos necessários, não seria possível o Google e todos os envolvidos com o projeto, analisar vídeo por vídeo e documento por documento.
Mas, caso você tenha algum conhecimento, envie seu vídeo ou documento, preencha o formulário do Projeto Idiomas em Risco

O projeto está em sua fase inicial e, a maioria das informações contidas nele, podem sofrer algumas alterações conforme vão sendo feitos estudos e pesquisas.

Os principais envolvidos no projeto, juntamente com o Google, é a Universidade do Hawaii, em Manoa e a Lista Linguística (Linguist List).

Para obter todas as informações sobre o projeto "Idiomas em risco", acesse http://www.endangeredlanguages.com/ e explore, em um mapa totalmente interativo, todas as principais línguas que correm risco.

Seja o primeiro a comentar ;)

Postar um comentário

Visualizações dinâmicas

Arquivo do blog

Estamos aqui também

Copyright© 2010 - 2013 - Redes e Blogger - Todos os direitos reservados.

Redes e Blogger é orgulhosamente desenvolvido com Blogger


Termos de uso | Política de Privacidade | Mapa do blog

Template by Dicas Blogger | Modified by Wilamis Rogério